A Dinamarca é um país impressionante. Possui laços históricos com a Suécia e com a Noruega e de algum modo, conseguiu construir sua própria personalidade com segurança.

Assim como todo país, possui suas peculiaridades no que se refere a população, costumes e hábitos rotineiros. Por isso, listamos as 6 mais curiosas para você entender um pouco mais sobre os dinamarqueses.

Confiança e honestidade

Você deve conhecer a frase “achado não é roubado”. Pois bem, na Dinamarca esse conceito não existe.  Por lá, o nível de honestidade da população é bem alta.

Não é raro ver objetos pendurados em árvores ou muros. São pertences esquecidos que são colocados em locais de fácil visualização para seus donos encontrá-los. Isso faz aumentar muito o nível de confiança que as pessoas depositam em outras, seja policiais ou cidadãos.

Liberdade sexual

Se você acha que o Brasil é um país “pra frente” quando se trata de sexualidade, você nunca soube como o tema é tratada na Dinamarca.

Por lá, o corpo e a sexualidade são tratados como algo plenamente natural e parte do cotidiano. Sexo no primeiro encontro ou sexo casual são vistos com total normalidade, as praias permitem topless, em banheiros de ginásios e clubes não existe divisórias entre os chuveiros e a prostituição também é legalizada como qualquer outra profissão.

Ligestilling - Equidade de direitos

A Dinamarca é um dos países mais avançados no quesito de equidade de direitos entre homens e mulheres (existem comprovações históricas de que desde a época viking já existia leis garantindo isso).

Lá existe um conceito muito importante chamado de ligestilling. Com ele, tudo e qualquer coisa/fator da vida merece a plena igualdade de homens e mulheres. Dificilmente você verá situações onde homens dinamarqueses menosprezam as mulheres por acharem que elas não são capazes.

Sistemas sociais

O país é um dos que mais possui planos sociais em benefício da população:

  • Dagpenge (seguro-desemprego onde a pessoa pode receber por até 2 anos caso não encontre trabalho);

  • Kontanhjælp ( ajuda financeira mensal para pessoas desabilitadas física ou mentalmente e impossibilitadas de trabalhar);

  • SU (ajuda de custo paga pelo governo aos estudantes secundaristas e universitários);

  • Faxineiras, enfermeiras e cuidadoras a domicílio para os pensionistas;

  • Sistema de saúde público e gratuito para todo residente legalizado no país;

  • Educação gratuita para todos;

  • Sistema social que auxilia portadores de necessidades especiais de todos os tipos a terem uma vida digna e a se integrarem à sociedade;

  • Licença maternidade de até um ano, paga, e podendo ser compartilhada entre a mãe e pai.

Espírito minimalista

Os dinamarqueses são conhecidos por serem práticos e objetivos. A grande esmagadora maioria prefere um estilo consumista mais minimalista.

Por isso, mesmo os que possuem mais dinheiro vão optar por residências grandes o suficientes apenas para ter o conforto necessário. Nada de luxos extravagantes, casas gigantescas ou outros bens que não sejam necessários.

Sustentabilidade

A Dinamarca também é tida como mestre em sustentabilidade. Por lá, as pessoas levam esse tema muito a sério e incentivam os demais a também levarem.

Existem centros de depósito de latas e garrafas espalhados pelas cidades, o sistema de ciclovias é um dos mais avançados e modernos e a maioria da população utiliza bicicletas para se locomover no dia a dia (mesmo quando chove).

Também existem brechós por todo lado e as pessoas usam lojas de produtos novos como segunda opção. Além disso, 80% da energia elétrica usada no país vem de fonte limpa e eólica