A culinária holandesa pode não ser a mais famosa da Europa. Ela não é, de longe, tão sofisticada quanto os pratos franceses e nem tão voluptuosa quanto as massas italianas. Mas ainda assim, a Holanda também possui seu charme quando o assunto é comida. Compensando os pratos gourmet com o frescor e sabor da simplicidade.

Um ótimo exemplo é a conhecidíssima torta de maçã (que aqui no Brasil virou torta holandesa). Talvez seja uma das maiores especialidades gastronômicas do país e como todo prato de origem estrangeira, nada supera o gosto quando é feita em seu local de origem.

A maior decisão que você precisar tomar com esse prato é se você vai querer com ou sem chantilly. Seja como for, a torta de maçã holandesa cai muito bem com qualquer tipo de acompanhamento.

Outro prato incrivelmente holandês é o Arenque cru. Sim, o peixe. Na Holanda é tão comum quanto as coxinhas são por aqui. O peixe, que é chamado de haring por lá, é feito na salmoura e tem um sabor forte e bem característico.

Existe até um jeito tradicional de comer o haring: segurando pela cauda acima de sua cabeça, olhar para o alto e devorar por baixo.

Não poderia ficar sem falar do famosíssimo Stroopwafel. O waffle holandês recheado de caramelo é, sem dúvidas, o prato mais famoso do país.

É possível comprar stroopwafel em supermercados e mercearias, mas nada supera o sabor dos feitos na hora em estabelecimentos focados nisso, como o Albert Cuyp.

Não se iluda, é um doce extremamente gorduroso e calórico, mas é o tipo de sabor que faz qualquer um sair da dieta ao menos um dia. Assim como com o peixe, existe um jeito tradicional de saborear esse doce.

Use-o para tapar uma caneca com café ou chá quente. Agora, espere uns 2 ou 3 minutos, até que o caramelo derreta e absorva o aroma da bebida.