Dezembro se aproxima e com ele, a época natalina. Tempo de celebrar união e paz, mas também de fazer muitas compras. Não é a toa que essa é a época do ano que mais movimenta dinheiro entre os comerciantes.

Para os consumidores, sempre vão haver novos produtos de todos os tipos. Na Europa, as feiras natalinas são um espetáculo próprio. Algumas são reconhecidas mundialmente por seus produtos únicos e exclusivos e por isso, atraem turistas de todas as parte do globo.

Listamos as mais famosas para você se planejar e quem sabe, fazer algumas comprinhas.

Zagreb, Croácia

Quando: 02 de dezembro a 07 de janeiro

Visitar a capital da Croácia na época natalina é um espetáculo em todos os sentidos. Os mercados se transformam em verdadeiros shows de decoração e apresentações temáticas. Tanto é que a cidade foi eleita por duas vezes consecutivas como o líder no rankingMelhores mercados natalinos na Europa

A atmosfera como um todo se transforma para melhor e isso se espalha pelas ruas, praças e até prédios públicos.

Estrasburgo, França

Quando: 25 de novembro a 31 de dezembro

Também entrou no ranking “Melhores mercados natalinos na Europa” por dois anos seguidos (2014 e 2015) e isso já prova o quanto o lugar é mágico nessa época do ano.

O mais interessante é que esse é o mercado natalino mais antigo de todo o continente europeu, com festividades do tipo datadas desde 1570. Para deixar as compras ainda mais agradáveis, a cidade fornece espetáculos de música e artes pelas ruas de forma gratuita.

Aachen, Alemanha

Quando: 24 de novembro a 23 de dezembro

Em Aachen é tradição que o natal seja celebrado de forma plena, por isso os mercados nunca permanecem em funcionamento após o dia 25 de dezembro.

Quem pretende realizar qualquer compra deve se planejar de forma adequada. Seja como for, a cidade se transforma em um verdadeiro espetáculo de luzes, cores, sons e cheiros. Com opções de produtos que variam do simples ao extremamente luxuoso.

Viena, Áustria

Quando: 13 de novembro a 23 de dezembro

O foco do mercado natalino de Viena são as praças da cidade, que parecem se transformar em várias ilhas do natal. Pequenas ‘cidades’ que parecem ser do próprio Papai Noel.

Além disso, o grande destaque desses mercados está na parte gastronômica. Quem visita sente uma explosão de cheiros e sensações de todos os tipos de aperitivos, para comer na hora ou não.

Praga, República Checa

Quando: 02 de dezembro a 06 de janeiro

O natal em Praga tem um grande diferencial pois a cidade gosta de usar muitos elementos medievais na decoração com um todo. Essa mistura torna a cidade e os mercados ainda mais charmosos, criando uma sensação única do ambiente.

Por lá, as praças e centros históricos são lindamente decorados para aumentar ainda mais toda a experiências dos turistas. Um verdadeiro show.