Quando pensamos em uma bebida apreciada em grande parte do mundo, é comum que a cerveja venha a cabeça. Não é à toa, que foi uma das primeiras bebidas alcoólicas da história da humanidade.

Na Europa, a admiração ganha outros níveis. Foi lá que a cerveja foi aperfeiçoada e ganhou a base do sabor que conhecemos hoje em dia. Tanto é, que as maiores e melhores marcas do mundo possuem origem no velho continente e é inegável que os europeus dominam com louvor o título de mestres cervejeiros.

Para aqueles que pretendem viajar cruzando o oceano, uma das mais divertidas experiências é visitar cidades famosas pela cerveja, e assim, conhecer a essência pura dessa bebida. Uma sensação que dificilmente será reproduzida com fidelidade em qualquer outro lugar do planeta.

Na Alemanha, por exemplo, Munique e a capital, Berlim, oferecem ótimas opções para os interessados. Na primeira, temos a origem do maior festival de cerveja do mundo, o Oktoberfest. Além disso, a cidade ama tanto a bebida que a tornou seu símbolo oficial desde a Idade Média, quando era considerado mais seguro tomar uma cerveja do que água, pois diminuía o risco de contrair uma doença. Algumas cervejarias da cidade ainda utilizam receitas originais do  século 15, permitindo um gosto diferente de qualquer outro.

Enquanto isso, a capital do país é o local certo para encontrar algumas das mais famosas cervejas artesanais de toda Europa. Bairros como Friedrichsheim, por exemplo, possuem bares especializados nela. Cervejarias menores, como Südstern, Wanke e Pfefferbräu localizam-se todas na cidade e são pontos obrigatórios para qualquer visitante.

Outro lugar que ganhou fama, é a capital da Holanda, Amsterdã. Berço de origem da Heineken, na cidade é possível visitar o Museu Heineken (que funcionou como fábrica da empresa até 1988). Nesse tour, o visitante vai conferir todo o processo de fabricação da bebida e ganhar chopps de graça! Para completar, no leste da cidade é possível provar a cerveja orgânica da famosa Brouwerij'tIJ.