Metéora são um conjunto de mosteiros diferentes de tudo o que você possa imaginar e isso, é a primeira verdade que você deve entender. Para começar, o nome “metéora” significa “suspenso no ar”, o que explica a alcunha de “mosteiros suspensos”. Além disso, a localização do lugar também dá uma ajudinha.
Ao todo, são 6 mosteiros que foram construídos sobre pilares na região noroeste da planície da Tessália, próximo ao rio Peneu e às montanhas Pindo, na Grécia central. O mais alto encontra-se a cerca de 539 metros do solo, o mais baixo a cerca de 305 metros.
O mosteiro mais antigo é datado de 600 anos atrás e foi iniciado por um monge ermitão da península do Monte Athos. Durante os séculos, chegaram a existir 20 desses lugares, mas apenas 6 estão de pé ainda hoje.
Para chegar ao lugar não é muito fácil. De Atenas, a viagem dura um pouco mais de 5 horas (de trem) e uma vez lá, é preciso subir longas escadarias para alcançar os mosteiros.
Oo lugar se mostra bem isolado do restante da sociedade e isso é algo que acontece desde sempre. Tanto que, não existe nenhum relato na rica mitologia grega que associe o local com qualquer outra lenda ou deus olimpiano.
No quesito histórico, contudo, o lugar teve importância em diversos momentos do país. Nos séculos XV e XVI, por exemplo, o lugar virou um dos principais pontos de refúgio das vítimas de perseguição na ocupação turca que assolava a Grécia.
Graças a fatores como esse, é possivel encontrar diversos vestígios e ruínas históricas em Metéora.
Seja como for, o local é um excelente ponto de turismo para todos que se interessem em destinos diferentes e até mais isolados. O fator cultural e histórico ainda complementa todo o ambiente.
Abaixo segue a listagem de todos os mosteiros remanescentes de Metéora:
-
Mosteiro de Great Meteoron
-
Mosteiro de Holy Trinity
-
Varlaam
-
Roussanou/ St. Barbara
-
St. Nicholas
-
St. Stephen