De maneira geral, viajar para a Europa é o mesmo que ter uma aula presencial de cultura em diferentes níveis. Seja no âmbito religioso ou histórico, a grande maioria dos pontos turísticos do velho continente guardam em suas paredes muitas experiências de gerações anteriores. Tudo em meio as mais belas paisagens que a natureza pode oferecer e que o homem soube manter.

Talvez por isso, exista uma certa fama de que a Europa é um lugar antiquado e até “chato”. Um grande engano, já que apesar de toda essa essência cultural os países também são muito vivos e cheios de energia.

Madrid é um ótimo modelo de como harmonizar algo despretensioso com algo mais vivaz. A sensação inicial é que a cidade possui só aquele ar de interior e aquela paz de uma tarde olhando o pôr do sol, mas não se engane, a capital espanhola possui muito mais para se ver e se fazer.

O Puerta del Sol, por exemplo, é tido como marco zero da cidade e por isso está sempre cheio de movimento e com muitas opções de entretenimento. Além disso, é bem perto da Plaza Mayor, que já foi palco de grandes eventos ao longo da história, como touradas e atos de fé durante a Santa Inquisição.

Barcelona é movimentada por natureza desde a antiguidade. Para muitos, uma das cidades mais camaleônicas da Espanha. Cada esquina esconde praticamente um novo mundo, com novas core, novos eventos e novos lugares para se descobrir. Um bom exemplo é o Bairro de Gracia, que exala diferentes culturas enquanto fornece uma variedade sem fim de praças, restaurantes, bares, lojas e visitas históricas.

Enquanto isso, em Paris é possível ver as noites mais belas e iluminadas de toda a Europa. Tanto, que ficou conhecida como cidade luz. A capital da França é, acima de tudo, romântica e apaixonante. Algo claramente refletido em alguns dos seus pontos turísticos, como o passeio pelo rio Sena. Além disso, é impossível não pensar na imponência da Torre Eiffel. O maior edifício da cidade e também o mais visitado.

Para finalizar, ainda podemos falar de Roma, a capital das artes de toda Europa e também o epicentro cristão do mundo. Uma vez na cidade, fica fácil visitar o Vaticano e seus vários museus, assim como a própria Capela Sistina e a praça de São Pedro. Além de histórica, é também uma viagem para o espírito.