Com um comprimento que de 77 km e uma largura que chega a alcançar 14 km, o Lago Balaton é o maior lago de água doce de toda a Europa Central e o segundo maior, quando consideramos o velho continente inteiro.

Localizado na Húngria, o Balaton se tornou um dos principais pontos turísticos da região, seja no verão ou no inverno. Isso porque no calor, o lugar se vira um tipo de balneário e no frio, o lago congela e fica perfeito para a prática de patinação.

O lago está a cerca de 104 metros acima do nível do mar e possui profundidade de até 11 metros em algumas áreas de sua extensão. Muitas vezes, é chamado de “mar húngaro” porque o país não possui costa marítima própria.

Apesar disso, não costuma aparecer em muitos roteiros turísticos de estrangeiros. O que o torna um daqueles lugares incríveis e não muito conhecidos. Tanto, que mesmo tendo tudo o que é preciso para agradar a todo tipo de visitante, a maioria dos visitantes são húngaros.

Para quem quiser aproveitar o clima e conhecer mais da região, existem chalés margeando grande extensão do lago. Além disso, também existem diversos vilarejos com restaurantes, bares, cafés e outras lojinhas destinadas ao turismo.

Dentre tais vilarejos, destacam-se Balatonfured e Siofok. No primeiro, encontram-se os melhores restaurantes, com direito a comidas típicas da região:  goulash (um picadinho de carne, batata e muita páprica) ou o gyumolcslevesek (uma sopa de frutas com creme de leite azedo). Lá, também há um parque à beira do lago muito bem preservado que até é usado por equipes esportivas para treinamento.

No segundo vilarejo, uma parcela mais jovem se faz mais presente. Provavelmente por causa da vida noturna mais agitada. Existem até algumas festas e baladas ao ar livre que iluminam tudo com luzes e cores.

Vale comentar que toda a região do lago, ou seja, o Balaton e os vilarejos à margem situam-se aos pés das colinas vulcânicas de Terras Altas do Balaton, onde você pode ver ao longe diversos vulcões já extintos.

O Lago de Balaton pode ser o destino mais popular, mas nem por isso ele é menos impressionante, relaxante e gostoso de se visitar. Possui o pacote completo: culinária típica, clima que favorece atividades tanto no verão quanto no inverno, e diversos locais para se visitar. Tudo com o gostinho de paraíso escondido da grande massa