Uma das melhores coisas a respeito de cada país e sociedade é justamente a diversidade cultural e os costumes variados de cada um. Coisas simples e corriqueiras para uns se tornam gestos obrigatórios para outros.
Às vezes, é hilário se deparar com essas diferenças, mas de vez em quando vale um pouco de atenção. Isso porque o que é respeitoso em um lugar pode ser uma ofensa em outros.
Listamos 7 peculiaridades da Europa que se transformam em gafes para qualquer turista desavisado.
Dividir a mesa com estranhos
É extremamente comum dividir a mesa com estranhos. Portanto se você está sentado em algum lugar, seja um bar, um restaurante ou até mesmo numa praça não estranhe se uma pessoa aleatória chegar e sentar ao seu lado.
Não dê “tapinhas” nas costas
Apesar de não ser uma gafe em toda Europa, na grande maioria dos países o famoso tapinha nas costas é visto como uma tremenda falta de respeito e invasão do espaço pessoal. Aqui no Brasil isso é frequente na hora de cumprimentar alguém, por lá é melhor optar apenas por um forte aperto de mão.
Palitar os dentes
Aqui no Brasil isso é geralmente uma atitude aleatória sem nenhum peso importante. Contudo, na Itália palitar os dentes após a refeição significa que você realmente gostou do que comeu e é visto como uma atitude para demonstrar satisfação. Já na França, é um ato de extrema grosseria.
Bebidas na Irlanda
Jamais recuse qualquer tipo de bebida na Irlanda. Isso é visto como um ato extremamente rude e um insulto à hospitalidade deles. Mesmo que você não beba tudo, apenas aceite, sorria e tome ao menos um gole.
Franceses e Ingleses
Isso é uma questão histórica. Existe uma rixa muito grande entre os franceses e os ingleses. Em vários bairros mais conservadores e até cidades do interior da França, falar em inglês ainda não é bem visto. Nesses casos, compensa mais arriscar um s´il vou plaît mal falado do que pedir com um please.
Não encare
Essa é uma dica geral para toda a Europa. Por lá, existem muitas tribos e idealismos diferentes e por isso encarar as pessoas é visto como um ato de provocação e falta de respeito. Você pode se envolver em discussões e em alguns casos, até em brigas.
Não se atrase
Apesar de os brasileiros serem mais flexíveis a respeito de horários, na Europa (em especial Inglaterra e Alemanha) a pontualidade é obrigação e respeito. Se você marcar as 15h, chegar 5 minutos atrasado já te trará olhares de julgamento.
Isso vale não só para compromissos sociais como também para reservas em hotéis, restaurantes e etc. Alguns lugares chegam a cancelar a reserva se você se atrasar mais do que 5 minutos. O ideal é se programar para chegar com uns 10 minutos de antecedência